Uma escola inclusiva se caracteriza por aceitar,
respeitar e valorizar alunos com diferentes caractrísticas...


sexta-feira, 3 de dezembro de 2010


Os pais devem participar de reuniões, que discutem questões sobre a educação de seus filhos, colaborando com sugestões, para a melhoria das condições das escolas, como, por exemplo, a redução de carga horária para os alunos severos, tendo acriança por um tempo determinado em período de adaptação na Escola Regular.


Estimulação Precoce

O estímulo que recebe o bebê constitui a base do seu desenvolvimento futuro. O estímulo precoce, como o próprio nome já diz, tem como objetivo desenvolver e potencializar, através de jogos, exercícios, técnicas, atividades, e de outros recursos, as funções do cérebro do bebê, beneficiando seu lado intelectual seu físico e sua afetividade. Um bebê bem estimulado aproveitará sua capacidade de aprendizagem e de adaptação ao seu meio, de uma forma mais simples, rápida e intensa. Todos sabemos que os bebês nascem com um grande potencial e que cabe aos pais fazer com este potencial se desenvolva ao máximo de forma adquada positiva e envolvente.

Escolas inclusivas ou especializadas?

Crianças com deficiência aprendem a conviver e a lidar com a deficiência em um ambiente novo, fora do circulo familiar ao qual estão acostumadas. Essa convivência vai trazer muitos benefícios para seu futuro, pois a escola, como um recurso da comunidade, representa a sociedade tal como ela é. Uma escola inclusiva se caracteriza por aceitar, respeitar e valorizar alunos com deferentes características: meninos e meninas, altos e baixos, gordos e magros, pobres e ricos, negros, brancos, índios, cegos, surdos, em cadeira de rodas, usando lupa, usando calçado ortopédico,usando aparelho no ouvido, com doença crônica, católicos, protestantes, evangélicos e outros. É uma escola construída sob o príncípio da educação como direito de todos os cidadãos. É um objetivo a ser alcançado pela luta por uma escola pública gratuíta e de qualidade.

A criança com deficiência deve frequentar uma escola Comum

  • Não espere o seu filho completar seis anos, de idade. A procura por escola deve ter início na educação Infantil, como para toda e qualquer criança. Procure na sua comunidade uma Creche ou Pré Escola para matricular seus filhos.Desta forma , a escola inclusiva atende a população nas faixas de idade próprias de cada etapa: Educação Infantil, Ensino Fundamental, ensino médio e universitário.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Recorte e colagem


Em geral os alunos gostam muito de atividades como rasgar papel, picá-lo em pedacinhos, dobrá-lo, abrir buracos e descobrir o que aconteceu, recotar figuras e fazer colagens.

Algumas tarefas, entretanto, são mais complexas, como manusear tesouras e utilizar a cola, mas o professor poderá orientar o aluno para ajudá-lo a desenvolver novas habilidades.

A atividade pode ser dirigida ou livre . Os alunos recortam e colam papéis coloridos, jornais, revistas do modo como desejarem ou com objetivos definidos, segundo uma proposta de trabalho. Um exemplo: selecionar e colar palavras comfiguras. Para facilitar o trabalho, as crianças podem formar grupos e utilizar duas caixas de sapato para ir separando figuras e letras à medida que vão recortando.

Um retrato de si próprio


A atividade artística, que no universo adulto tem sentido estético, assume uma dimensão muito mais ampla para a criança. O ato de desenhar ou pintar é carregado de significados e reflete, para além do efeito visível, um retrato da criança, pois tudo o que ela desenha diz respeito as experiências anteriores em relação ao objeto de desenho.

O mundo visto sob seus olhos deixa entrever sonhos, dúvidas e sentimentos. Por isso, quando observamos a produção artística de uma criança podemos perceber ali uma série de elementos indicativos de seu desenvolvimento emocional, intelectual,perceptual e social.

domingo, 18 de abril de 2010

Fotos do trabalho desenvolvido no CAIE

A equipe do CAIE - Centro de Apoio a Inclusão Escolar trabalha pela inclusão da criança NEEs no município de Saquarema

sexta-feira, 16 de abril de 2010

A Escola Comum diante da Deficiência Intelectual

A deficiência Intelectual desafia a escola comum no seu objetivo de ensinar, de levar o aluno a aprender o conteúdo curricular, construindo o conhecimento. O aluno com essa deficiência tem uma maneira própria de lidar com o saber, que não corresponde ao que a escola preconiza. Na verdade, não corresponder ao esperado pela escola pode acontecer com todo e qualquer aluno, mas os alunos com deficiência Intelectual denunciam a impossibilidade de a escola atingir esse objetivo, de forma tácita. Eles não permitem que a escola dissimule essa verdade. As outras deficiências não abalam tanto a escola comum, pois não tocam no cerne e no motivo da sua urgente transformação: considerar a aprendizagem e a construção do conhecimento como uma conquista individual e intransferível do aprendiz ,que não cabe em padrões e modelos idealizados.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Os pais devem participar de reuniões que discutem questões sobre a educação de seus filhos, colaborando com sugestões para a melhoria das condições das escolas , como, por exemplo, o respeito a identidade da criança especial, assim como, a adequação ao processo de ensino às necessidades específicas dos alunos.

sexta-feira, 12 de março de 2010

O TRABALHO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL É REALIZADO A LONGO PRAZO.

A sensibilidade do professor é fundamental para a inclusão da criança especial na Escola Regular.