Em geral os alunos gostam muito de atividades como rasgar papel, picá-lo em pedacinhos, dobrá-lo, abrir buracos e descobrir o que aconteceu, recotar figuras e fazer colagens.
Algumas tarefas, entretanto, são mais complexas, como manusear tesouras e utilizar a cola, mas o professor poderá orientar o aluno para ajudá-lo a desenvolver novas habilidades.
A atividade pode ser dirigida ou livre . Os alunos recortam e colam papéis coloridos, jornais, revistas do modo como desejarem ou com objetivos definidos, segundo uma proposta de trabalho. Um exemplo: selecionar e colar palavras comfiguras. Para facilitar o trabalho, as crianças podem formar grupos e utilizar duas caixas de sapato para ir separando figuras e letras à medida que vão recortando.
Muito boa a ideia de escrever a respeito de um assunto tão delicado e polêmico.
ResponderExcluirTalvez diante de tantas ideias e sugestões se formem mais adéptos à inclusão e o mundo dos especiais fique mais amplo, significativo e assim eles próprios devolvam aos "normais" um pouco da pureza, amor, gentileza que estes perderam pela vida a fora.